Tumores espinhais

Atualizado: 17 de Nov de 2019



Os tumores da coluna vertebral podem ser extra-durais, intra-durais extra-medulares ou intra-durais intramedulares. O termo “dural” se refere à dura-máter, a membrana que, como um saco, envolve todas as raízes nervosas e o líquido cefalorraquidiano no interior do canal vertebral desde a base da cabeça até a bacia, separando essas estruturas da parte óssea.


Os tumores extra-durais são os mais prevalentes e comprometem a parte óssea da coluna representada pela vértebra. Os mais frequentes, dentre todos os tumores da coluna vertebral, são as metástases, principalmente de pulmão, mama, próstata e linfomas. Os tumores ósseos primários são raros.


Os tumores intra-durais extra-medulares acometem membranas que envolvem as raízes nervosas, como Meningiomas, ou células que compõem a estrutura das próprias raízes nervosas, como Schwanomas, Neurofibromas, Ependimomas de cauda equina.


O tumores intra-medulares, por sua vez, encontram-se no próprio tecido da medula espinhal - como Astrocitomas, Ependimomas, Hemangioblastomas.

Em suma, os tumores da coluna vertebral são muito diversos. Podem ser malignos ou benignos, de crescimento rápido ou lento, e podem ser tratados conservadoramente ou requererem tratamento cirúrgico.


Autor: Dr. Alécio Barcelos - Neurocirurgião, PhD

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Fraturas da coluna vertebral

As fraturas da coluna vertebral ocorrem, principalmente, após acidentes com veículos motorizados, em especial, motocicletas, quedas de altura e mergulhos em água rasa. Mais frequentemente, acometem jo

Notícias e dicas de saúde

CONVÊNIOS

DO INEURO

convenios.png
convenios.png
convenios.png

Instituto de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna
Localizado em João Pessoa, na Paraíba. Formado exclusivamente por neurocirurgiões titulados, oferecemos qualidade no atendimento, diagnóstico e procedimentos cirúrgicos.

ineurologo.png

Mídias Sociais:

logo-ineuro.png