Fraturas da coluna vertebral

Atualizado: 17 de Nov de 2019

As fraturas da coluna vertebral ocorrem, principalmente, após acidentes com veículos motorizados, em especial, motocicletas, quedas de altura e mergulhos em água rasa. Mais frequentemente, acometem jovens do sexo masculino. No entanto, na população idosa, em virtude da maior prevalência de osteoporose, frequentemente, sofre fraturas após traumas menores como acidentes domésticos com quedas da própria altura.


As fraturas podem ser mais ou menos graves conforme o grau de comprometimento da capacidade de sustentação de peso da coluna vertebral, bem como, da presença de lesão neurológica, isto é, danos à estruturas nervosas, como a medula espinhal ou raízes nervosas. O diagnóstico, classificação e seguimento adequados são muito importantes, uma vez que, mesmo fraturas inicialmente sugestivas de menor gravidade, podem evoluir com piora progressiva, como em casos de lesões ligamentares subdiagnosticadas.


Autor: Dr. Alécio Barcelos - Neurocirurgião, PhD

1 visualização

Notícias e dicas de saúde

CONVÊNIOS

DO INEURO

convenios.png
convenios.png
convenios.png

Instituto de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna
Localizado em João Pessoa, na Paraíba. Formado exclusivamente por neurocirurgiões titulados, oferecemos qualidade no atendimento, diagnóstico e procedimentos cirúrgicos.

ineurologo.png

Mídias Sociais:

logo-ineuro.png