top of page

Fraturas da coluna vertebral

Atualizado: 17 de nov. de 2019

As fraturas da coluna vertebral ocorrem, principalmente, após acidentes com veículos motorizados, em especial, motocicletas, quedas de altura e mergulhos em água rasa. Mais frequentemente, acometem jovens do sexo masculino. No entanto, na população idosa, em virtude da maior prevalência de osteoporose, frequentemente, sofre fraturas após traumas menores como acidentes domésticos com quedas da própria altura.


As fraturas podem ser mais ou menos graves conforme o grau de comprometimento da capacidade de sustentação de peso da coluna vertebral, bem como, da presença de lesão neurológica, isto é, danos à estruturas nervosas, como a medula espinhal ou raízes nervosas. O diagnóstico, classificação e seguimento adequados são muito importantes, uma vez que, mesmo fraturas inicialmente sugestivas de menor gravidade, podem evoluir com piora progressiva, como em casos de lesões ligamentares subdiagnosticadas.


Autor: Dr. Alécio Barcelos - Neurocirurgião, PhD

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Malformações da transição crânio-cervical

Durante o período embrionário, podem ocorrer malformações de diferentes regiões da coluna. As malformações mais comuns da transição crânio-cervical (região da nuca) são a Doença de Chiari e a Invagina

bottom of page