top of page

Tratamento da Doença de Chiari e Invaginação Basilar

Atualizado: 17 de nov. de 2019

O tratamento cirúrgico da Doença de Chiari consiste em ampliar o espaço da fossa posterior, correspondente à região occipital (nuca), para as estruturas nervosas nela contidas, o cerebelo e tronco encefálico. A cirurgia consiste, mais frequentemente, na remoção óssea parcial da região occipital (craniectomia suboccipital) e da primeira vértebra cervical, seguida da abertura e ampliação de uma membrana espessa, situada logo abaixo do osso chamada dura-máter (duroplastia). Desta forma, trata-se a compressão do tronco encefálico pelas tonsilas cerebelares herniadas no forame magno, o buraco que comunica o crânio ao canal vertebral.


A Invaginação Basilar se caracteriza pela compressão anterior do tronco encefálico por uma protuberância da segunda vértebra cervical, denominada de processo odontóide. O tratamento cirúrgico consiste na descompressão do tronco encefálico e do tratamento da instabilidade da transição crânio-cervical, através da fixação com implantes. Frequentemente, a Invaginação Basilar ocorre simultaneamente à Doença de Chiari.


Autor: Dr. Alécio Barcelos - Neurocirurgião, PhD

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ressecção de tumores espinhais

O tumores espinhais podem se originar de diferentes compartimentos da coluna vertebral. Em princípio, a estratégia terapêutica depende da presença ou não de comprometimento neurológico, do diagnóstico

bottom of page