top of page

Neuroestimulação medular é alternativa para dor crônica intratável na área ortopédica

A medicina avança cada vez mais e explora caminhos que levam a cura definitiva de uma série de doenças. Dentre estes tratamentos está a neuroestimulação medular, tratamento comprovadamente seguro e eficaz para controle de dor crônica no pescoço, coluna torácica e lombar, braços, mãos, pernas e pés, segundo especialistas da área. Em Imperatriz, já existe o tratamento, que é feito numa clínica especializada em doenças relacionas à coluna.

De acordo com os especialistas da área ortopédica, as dores nesses locais podem se originar por distúrbios de nervos, problemas na coluna, distrofia simpático-reflexa, cirurgias prévias para outras doenças, entre outros.


O médico especialista em coluna, André Pagotto, ressalta que o tratamento através de neuroestimulação medular “é indicado apenas para os casos que não obtiveram melhora com outros tipos de tratamentos disponíveis, como por exemplo: medicações, fisioterapia, acupuntura, hidroterapia e cirurgia”.


Ainda conforme o especialista, 70 a 80% dos pacientes, apresentam uma melhora significativa com essa técnica. Dessa forma, a procura por um especialista no assunto é fundamental.





André Pagotto explica a forma como o tratamento é feito. Segundo ele, “o sistema chamado neuroestimulador medular é implantado no paciente, utilizando um eletrodo sobre a medula, (ligado a um dispositivo semelhante a um marca-passo, gerador que cabe na palma da mão). A técnica entrega estímulos leves sobre a medula e bloqueiam os impulsos de dor que seriam transmitidos ao cérebro”, reforça, lembrando que “o paciente começa a ter uma sensação agradável, pois esse método inibe a dor”.


Quais são os benefícios da neuroestimulação medular?

- Redução significativa e duradoura da dor na região;

- Melhora na capacidade da realização de atividades diárias;

- Redução do uso de medicações para dor;

- O tratamento é reversível e não causa lesão de estruturas neurológicas. Assim, o mesmo pode ser desligado ou removido se necessário;

- O paciente recebe um controle remoto e pode ajustar a intensidade do estímulo de acordo com a sua dor. Este aumento de estímulo é seguro, pois é previamente ajustado pelo médico assistente.

- Não impede que outros tipos de tratamento para dor possam ser feitos concomitantemente, se requeridos.

7 visualizações0 comentário
bottom of page