top of page

Malformações da transição crânio-cervical

Atualizado: 17 de nov. de 2019

Durante o período embrionário, podem ocorrer malformações de diferentes regiões da coluna. As malformações mais comuns da transição crânio-cervical (região da nuca) são a Doença de Chiari e a Invaginação Basilar.


A Doença de Chiari ocorre em virtude de uma desproporção entre o continente e o conteúdo. O continente, representado pela fossa posterior, que é o espaço do crânio internamente à região da base da cabeça, e o conteúdo, representado pelo cerebelo e tronco encefálico, estruturas neurais dessa região.


A Invaginação Basilar ocorre em virtude da instabilidade da articulação entre a primeira (atlas) e a segunda (axis) vértebras cervicais. Ao longo dos anos, ocorre cifotização (angulação anterior) do crânio em relação à coluna cervical e instabilidade atlanto-axial vertical, que resulta em compressão do tronco encefálico, causando lesão neurológica.


Em ambas as doenças, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para melhorar o quadro neurológico ou evitar danos adicionais.


Autor: Dr. Alécio Barcelos - Neurocirurgião, PhD

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fraturas da coluna vertebral

As fraturas da coluna vertebral ocorrem, principalmente, após acidentes com veículos motorizados, em especial, motocicletas, quedas de altura e mergulhos em água rasa. Mais frequentemente, acometem jo

bottom of page